24 outubro 2014

Vale a pena?

Seria hipocrisia minha se dissesse que estou chocada, e mais ainda se eu dissesse que nunca comprei em um site da china, mas a verdade é que meu rosto queimou de vergonha ao ler a reportagem de uma mulher que comprou uma peça de um site chinês (reportagem aqui) e junto veio um bilhete com um pedido de ajuda que dizia :  I SLAVE HELP ME ( sou escravo, ajude-me) ! Gente, minha vergonha foi tamanha que peguei as poucas peças que tenho do Aliexpress e joguei no lixo, e lixo foi o que me senti ao saber que compactuei, que fui conivente com esse tipo de trabalho, que comprei peças de um site sem saber a menor procedência daquilo, apesar de desconfiar, e agora, a pergunta é: Porquê compramos em um site de um país do outro lado mundo? Pelo preço claro! Mas até que ponto consigo ficar tranquila pagando menos por uma peça mas sabendo que quem a confeccionou vive em condições análogas a escravidão? Não consigo!



Sabemos também, que denúncias sobre confecções que utilizam de trabalho escravo tem sido cada vez mais recorrente aqui no Brasil, grandes marcas como Zara, Brooksfield, Billabong, Gregory, Ecko, Tyrol, Cobra d'Água e M.Officer foram alvo de denúncia e de investigações esse ano, que concluiu que trabalhadores, em sua maior parte bolivianos, viviam em condições sub-humanas, trabalhavam 14 hrs por dia, recebendo de R$ 0,12 e R$ 0,20 por peça, mas somente após os 3 primeiros meses, pois esses 3 primeiro meses cobriam os custos da viagem, outras coisas horríveis também aconteciam no galpão aonde era mantida a confecção.


Bom, nós como consumidores, devemos nos conscientizar dessas senzalas das moda, não quero levantar bandeiras, mas procurar saber a procedência das roupas, de que forma são confeccionadas, pensar se vale o quanto custa de fato e se o peso na consciência vai ser menor do que pagar um pouco mais por uma peça com uma procedência confiável, isso é o mínimo que devemos fazer.


Por um consumo mais humano!


10 comentários:

  1. Nossa Lud, não sabia dessa história n... as únicas coisas que já comprei no Ali foram umas coleiras e caminha para a Meg. Mas saber que isso também pode ter ocorrido ou estar ocorrendo aqui no Brasil é uma grande surpresa!
    Bjx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Renata, essas coisas não são muito divulgadas para não atrapalhar nas vendas, mas isso acontece muito, temos que ficar de olho sempre!

      Bjos

      Excluir
  2. Eu já ouvi falar muito sobre isso. Não é atoa que é tão barato. Triste mesmo. Precisamos divulgar essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb já tinha lido muito a respeito, não sobre os sites da china, mas sobre a Zara e tal, por isso que quando li a materia do Ali fiquei indignada e resolvi escrever sobre!!

      Bjos

      Excluir
  3. Muito triste!
    Não compro mais peças no Aliex e muito menos na Zara :/

    ResponderExcluir
  4. Saber sempre a procedência é o mais certo a fazer. Eu sempre dou preferência para marcas locais. Aqui em Curitiba adoro comprar na Cia da Roupa, não é tão baratinho quanto nas grandes lojas de departamento, mas as roupas têm muita qualidade e fabricação própria. Também compro de pessoas que vendem direto das fábricas em Maringá e Cianorte (Paraná), são roupas maravilhosas e muito duráveis. Já ouvi muita gente reclamando da qualidade dos produtos da Zara e da M Officer aqui em Curitiba. Se eu já não comprava, agora é que não compro mais! Beijos e obrigada por estar sempre antenada, sua linda!
    Fernanda
    www.escolhainteligente.com

    ResponderExcluir
  5. Não é de agora que vemos na mídia esse tipo de notícia, e se continua é pq não temos justiça que faça o que é certo. Pouco se ouve sobre as empresas que "contratam" esse tipo de serviço, se alguma foi punida ou não. O grande problema é que se formos bem fundo na cadeia produtiva, veremos não sobrará quase nenhum produto para consumirmos que foi produzido de maneira "honesta". :(
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que absurdo isso! Por isso defendo um consumo consciente. Comprar de quem produz, dos artesãos que moram na nossa cidade. É a chance de comprar produtos de qualidade e ter a certeza de que está movimentando a economia local.

    ResponderExcluir
  7. É bem triste mas isso não acontece apenas em lojas da china as grandes marcas como c&a dentre outras também praticam isso. infelizmente essa é a realidade.

    www.rosachiclecia.com

    ResponderExcluir

Olá!! Seja bem vindo... deixa a URL do seu blog que retribuo.

Bjos!!!

imagem-logo