24 junho 2014

Vinhos- do suave ao seco.

Já tem um tempinho que eu e meu marido começamos a nós aprofundar no universo dos vinhos, até então quando íamos escolher um vinho sempre optávamos por um suave, aqueles docinhos, fáceis de beber, porém observamos que em alguns restaurantes esse tipo de vinho não é vendido e, portanto, sempre era nos oferecido o vinho seco, e foi assim que começamos a nos interessar e a querer entender um pouco mais sobre vinhos... Na verdade mais eu que meu marido né!? Então o que eu quero trazer hoje é um pouco sobre as diferenças dos vinhos secos, suaves, demi-sec e doce.

Vinhos Secos







Os vinhos secos são os chamados vinho finos de mesa, elaborados com uvas nobres, como a Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonay, Malbec, entre tantos outros. Feitos com baixo teor de açúcar, o natural da uva, esses vinhos não ultrapassam a ter 5,0 gramas de açúcar por litro (diferença gritante se comparado ao vinho suave né!?).

Vinho Suave



 Esse tipo de vinho é considerado de baixa qualidade, elaborado com uvas comuns, algumas até encontramos em mercado, como a Niágara. Com alto teor de açúcar, acima de 20 gramas por litro, o vinho suave não traz os mesmos benefícios à saúde que o seco, é detalhe: o açúcar adicionado a este vinho é o de cana de açúcar.

Vinhos Doces



São vinhos que não possuem adição de açúcar de cana, o doce é próprio da uva utilizada em sua elaboração, porém, para chegar a essa alta concentração de açúcar  a colheita é retardada, fazendo com que o bagos desidratem e concentrem maior teor de açúcar e também de álcool.

Um exemplo desse tipo de vinho é o conhecido Vinho do Porto.


Vinhos Demi-Sec




São vinhos nem secos nem suaves, o teor de açúcar varia de 5 a 20 gramas de açúcar por litro . São ótimos vinhos e de fácil harmonização, como se trata de um vinho um pouco mais adocicado combina perfeitamente com doces e carnes brancas. Dentre as opções, além do vinho tinto e branco, encontramos também os espumantes... Adorooooooo!!!!!!!


Para as pessoas que gostam de vinho suave e querem começar a beber o vinho seco uma boa transição e os Demi-sec, mas se você quiser mergulhar de vez nos secos, e eu super recomendo, comece comprando os vinhos produzidos com uvas mais fáceis de beber, aquelas que não vão fazer aquele puxa na boca, exemplo Pinot Noir, Carmenère, Tempranillo, Cabernet Sauvignon.
Outra dica legal, que eu não sabia, é sobre a temperatura ideal do vinho, o calor faz acentuar o teor alcoólico, diminuí a acidez e a sensação de frescor, porém para cada tipo de vinho pede uma temperatura, os brancos devem ser servidos entre 10 a 12 graus e o tinto entre 15 a 18 graus., eu gosto dele bem geladinho.

Então meninas, gostaram do post!? Vamos já acabar com o preconceito contra o vinho seco e experimentar, vocês vão amar!


Bjos e até a próxima!!!!












18 comentários:

  1. Amei o post, pois sou viciada em vinhos!!! No meu blog tbm tenho post sobre vinhos...
    Beijos!!!

    www.makeupmetall.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post *-*
    Sou amante de vinhos... Até o Dom Bosco eu mando pra dentro hahaha (com moderação, é claro haha)

    Beijocas,
    www.samifobia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samiiii, aposto que vc se amarra um sangue de boi né! kkkkkk... brincadeirinha, mas o suave é como disse no post, é mais fácil de beber por ser docinho!

      Bjos

      Excluir
  3. Como voce sabe, nao sou chegada em vinhos, de especie nenhuma, mas value deu post. Pois tem muitas pessoas que gostam e tem esta dificuldade em escolher. Valeu sucesso!,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até parece, bebe uma garrafa inteira...kkkkkkkkkkkk... brincadeira mãe, mas uma tacinha é bom p a saúde!

      Bjos

      Excluir
  4. souu apixonada por vinhooossss..... tenho alguns e casa simplesmente amooOOOO....
    Um dica para quem quer começar tomar vinho seco e no friooooo desce de forma fenomenal... =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Amanda, no frio um vinho é um excelente acompanhante!

      Bjos

      Excluir
  5. Lud muito legal o post, parabéns...até eu que não sou de fã de um vinho fiquei com vontade hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsr... sabe que quando estava escrevendo esse post foi me dando uma vontade louca de tomar um, dai quando acabei corri no mercado e comprei, em plena terça-feira...kkkkk

      Bjos

      Excluir
  6. Quase nunca tommo vinho. Mas prefiro o suave e odeio o seco rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seco é difícil mesmo, é tipo ou ame ou odeio-o...rsrsrsr

      Bjos!!

      Excluir
  7. Amo vinho D++++ fico bêbada rapidinho..kkkk agora o melhor é o suave. O seco não rola... kkkk Amei o post sobre vinhos e as dicas foram otimas. Beijos linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb amo vinho, e tb fico alegrinha com meia garrafa...rsrsrsr... que bom q gostou do post e das dicas!!!

      Bjos e volte sempre!!!

      Excluir
  8. Adorei, sempre tive dificuldade em diferenciar os vinhos rsrs mesmo adorando-os.
    Bjs
    https://www.facebook.com/mulherzinhassa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q gostou Erica, vinho é minha mais nova paixão e tenho lido muito sobre o assunto, por isso resolvi trazer essas diferenciação, mas já tenho outro post em mente para harmonização com comidas!!

      Bjos

      Excluir
  9. Vinho é bom mesmo, e além de tudo faz bem tbm :D Meu marido entende melhor que eu e diz que o que eu gosto é o cabernet salvingnon hehe.
    Beijo, Lud
    Luise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luise, eu tb gosto dos vinhos produzidos com essa uva, são vinhos mais tânicos, ou seja, mais suaves, fáceis de beber pq não embolam na boca...rsrsrs

      Bjos!!!!

      Excluir

Olá!! Seja bem vindo... deixa a URL do seu blog que retribuo.

Bjos!!!

imagem-logo